Russia irá mudar para open source até ao final de 2014

Jan 17, 2011 por Bruno Carlos    1 Comentário     Categoria: Geral, open source



Russia e Open SourceDe acordo com um report do Open Source Observatory and Repository (OSOR) da União Europeia, o Primeiro Ministro Russo Vladimir Putin assinou um plano para “alterar o software das autoridades federais para software livre”. O objectivo é iniciar o processo este ano e terminar em 2014, todos os institutos federais deverão iniciar a migração. O governo Russo irá promover a criação de um centro de suporte com um repositório com software open source a ser utilizado pelas autoridades.
Num report retirado do Wall Street Journal pode ler-se uma opinião Evgney Morozov, analista político, que refere que as razões para esta decisão não serão apenas económicas. É verdade que a Rússia irá poupar bastante em licenças, mas o principal objectivo será tornar o software menos depende de fornecedores estrangeiros melhorando deste modo a segurança nacional. Esta iniciativa Russa acaba por ser semelhante ao plano do Irão de construir o seu próprio Sistema Operativo, Morozov indica ainda que a China tem aumentado igualmente o seu interesse em open source e que estes países procuram proteger-se de possíveis backdoors presentes no software proveniente dos Estados Unidos.
O Ministério Russo de Tecnologia da Informação e Comunicação é responsável pelo processo de migração e já vem a preparar este assunto desde a Primavera de 2009. De facto as escolas Russas começaram a leccionar Linux desde 2009. O ano passado a teve início construção de um Desktop Linux para as autoridades Russas.
Partilhe com a Comunidade:
  • del.icio.us
  • Digg
  • PDF
  • Rec6
  • StumbleUpon
  • Twitter


Most Popular Posts

1 Comentário + Adicionar Comentário

  • O Brasil poderia seguir o mesmo caminho, ao menos na educação, em escolas só se vê software proprietário desde o SO até os utilitários, os jovens crescem achando que o mundo é só Windows, quando temos tantas ótimas opções Open Source.

Deixe-nos o seu comentário!

XHTML: Pode usar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>